Missão Criada pela Lei Complementar nº 164, de 1 de dezembro de 2009, a Vigilância Municipal tem a missão de proteger, na esfera municipal, seus bens, serviços e instalações. Cabe à Vigilância Municipal proteger os bens de uso comum, instalações e serviço de relevante interesse público e, além de prestar atendimento à população, colaborar com órgãos de políticas sociais do município. A equipe de Vigilantes ainda atua na prevenção e defesa ambiental, colabora nas atividades de defesa civil que lhe forem atribuídas transitoriamente em caráter emergencial, apóia serviços municipais e executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior hierárquico. Coordenador da Vigilância Municipal Antonio Marcos Alamino Martins E-mail: vigia@martinopolis.sp.gov.br.
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A Vigilância Municipal de Martinópolis foi instituída pela Lei Complementar nº 164, de 1 de dezembro de 2009, pelo então Prefeito Waldemir Caetano de Souza. Consiste em corporação uniformizada que tem como atribuições legais proteger os bens, instalações e serviços de relevante interesse público e, além de prestar atendimento à população, colaborar com órgãos de políticas sociais do município. A primeira turma de Vigilantes Municipais foi formada em 2010, composta por 20 integrantes.
Para se formar, todos os integrantes foram submetidos a Concurso Público e Curso de Formação Profissional em aulas teóricas e práticas num período de 180h, ministradas por funcionários da própria Prefeitura.
No seu currículo de formação constam matérias como Relações Humanas, Defesa Pessoal, Noções Elementares de Direito Penal, Técnica Operacional, Prevenção e Combate à Incêndio, Eletrônica na Segurança e Pronto Socorrismo. Desse modo, o Vigilante torna-se presença efetiva nos locais públicos, o que favorece o seu contato direto com o cidadão e uma importante fonte de informação para detecção de problemas e facilitação do seu encaminhamento e solução. É fundamental que a Instituição esteja fortemente articulada e integrada com os outros órgãos e serviços vinculados à Segurança Pública, como forma de melhor viabilizar sua missão. Assim, a Vigilância Municipal de Martinópolis é uma organização de proteção e segurança, compromissada com os mais elevados princípios morais e legais, sempre disposta a enfrentar desafios. Inovadora, está engajada na manutenção da paz social, oferecendo serviço de qualidade e em parceria com a comunidade martinopolense.
Tornar a Vigilância Municipal uma referência em segurança publica
Proteger, na esfera municipal, seus bens, serviços e instalações
Vigilantes Fixos Aqueles que trabalham em posto fixo onde somente 1 (um) faz guarda do local, efetuando rondas internas cuidando do patrimônio e fluxo de pessoas e contando com apoio da ROMU e RODEM em situações extremas.
A ROMU foi criada a fim de auxiliar nas rondas, com uma viatura melhor equipada prestando apoio em diversas situações nos postos com ou sem vigilantes fixos. A ROMU atua em horário diferenciado a fim de estar sempre presente nos momentos de maior necessidade e atende todas as áreas do município.
A RODEM foi criada a fim de possibilitar o acesso aos patrimônios com mais rapidez e eficiência. Devido a sua maior mobilidade consegue chegar onde a viatura convencional não o faz. A RODEM atua preferencialmente no apoio a ROMU com atenção aos patrimônios, onde já impediu vários furtos e roubos e também auxilia na fiscalização do trânsito.
Para o desenvolvimento das suas atividades, os Vigilantes Municipais de Martinópolis seguem um regulamento básico, assentado nos seguintes valores:
A população poderá fazer perguntas – que serão analisadas – e, se o assunto abordado for pertinente serão divulgadas e respondidas no site em uma área com login criado para essa finalidade.