02 JAN 2023
DISQUE-CENSO IBGE
Em campo desde 1º de agosto, o Censo Demográfico do IBGE é a pesquisa estatística mais importante realizada no Brasil. Este é o único trabalho censitário que visita todos os 89 milhões de domicílios dos 5.570 municípios espalhados pelo território nacional.

Agora, quem ainda não foi contatado presencialmente pelos recenseadores poderá solicitar a visita de um representante da instituição via telefone por meio do "Disque Censo", assim exercendo sua cidadania e contribuindo para a melhoria do país. Esse é mais um instrumento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para garantir a total cobertura censitária da população brasileira.

Para participar, basta discar o número "137" e agendar a entrevista. A ligação é gratuita, e estará disponível até o final do mês de janeiro de 2023. O horário de funcionamento do "Disque Censo" é de segunda à domingo, das 8h às 21h30.

Como funciona o "Disque Censo"?

Ao discar o número "137", o usuário deverá responder um questionário inicial. Um atendente do IBGE solicitará informações como telefone, e-mail, endereço e nome, assim confirmando se, realmente, o domicílio ainda não foi recenseado. Após confirmar se nenhum morador do domicílio respondeu ao questionário do Censo, o representante do IBGE agendará uma visita.
A entrevista só poderá ocorrer de maneira presencial, tendo em vista a necessidade de confirmação das informações passadas por telefone e de georreferenciamento do domicílio. Todas as informações prestadas ao estudo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são sigilosas.
Versão do Sistema: 3.2.10 - 11/01/2023