10/05/2011 - Prefeitura orienta escritórios sobre Nota Fiscal Eletrônica

Durante esta semana, a equipe da empresa Simpliss, contratada pela Prefeitura, realiza apresentação e treinamento a escritórios do município de Martinópolis sobre a importância da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), emitida e armazenada pela internet. Decreto a ser publicado ainda este mês tratará sobre as vantagens e a obrigatoriedade do uso do documento.

De acordo com Cleide Brazil, diretora do Departamento de Fiscalização, a Prefeitura, atualmente, só realiza compras das empresas que aderem à NF-e. No caso dos prestadores de serviço, por enquanto não há obrigatoriedade.

A Nota Fiscal Eletrônica será exigência para as novas empresas. As que já estão em funcionamento adotarão o sistema assim que acabar os talões de nota.

Vantagens

Entre os benefícios do uso da Nota Fiscal Eletrônica pode-se destacar:

- custo-benefício: Redução de custos de impressão, já que a NF-e é um documento emitido e armazenado eletronicamente;

- futuramente será uma exigência geral;

- Geração automática da guia de recolhimento por meio da internet;

- Dispensa de Autorização para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF);

- Emissão de NF-e através da internet, com preenchimento automático dos dados do tomador de serviços, desde que conste na base de dados do sistema;

- Maior eficiência no controle gerencial de emissão de NF-e;

- Possibilidade de envio de NF-e por e-mail;

- Dispensa de lançamento das NF-e na Declaração Eletrônica de Serviços (DES).