04/03/2011 - Fisioterapia atende cerca de 750 pessoas


Pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS) de Martinópolis tem acesso ao atendimento de fisioterapia na Santa Casa de Martinópolis e na Clin Vida – Clínica de Fisioterapia. Cerca de 750 pessoas são atendidas mensalmente nas duas unidades. Os pacientes são encaminhados pelos médicos. A quantidade de sessões é determinada de acordo com a avaliação da fisioterapeuta da clínica para qual o paciente é encaminhado. O Departamento de Saúde, Saneamento e Bem Estar Social, também conta com duas fisioterapeutas que fazem atendimento domiciliar em pacientes crônicos, como aqueles politraumatizados e vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A Prefeitura tem um contrato de prestação de serviços com a Clin Vida e custeia os tratamentos de pacientes do SUS realizados no local.  O número de atendimentos gira em torno de 600 por mês. Devido ao aumento da demanda, a partir de junho do ano passado o horário de funcionamento voltado aos pacientes do SUS teve de ser ampliado em uma hora, ficando assim das 7h às 12h.  A proprietária da clínica é a fisioterapeuta Luciana Aparecida Machado da Silva. Segundo ela, os pacientes são agendados e o prazo médio de espera para iniciar o tratamento é de 2 a 3 dias. “Se o caso do paciente for urgente, ele é encaixado no mesmo dia”, pontua. O tempo de duração do atendimento é de 40 a 50 minutos.

Na Santa Casa, são realizados, em média, 150 atendimentos por mês. No ano passado, 1849 pacientes do SUS foram atendidos no hospital.