Museu Histórico

Museu Histórico de Martinópolis

Código: 6.56.47.1123

Nº SNIIC: SP-13587

O Museu Histórico de Martinópolis localizado em área de preservação cultural do município, no centro da cidade, ao lado da Praça Getúlio Vargas e Prefeitura Municipal. Local de grande circulação de pessoas e de visibilidade.

Site: http://www.martinopolis.sp.gov.br/site/index.php

Email para divulgação: culturaturismo@martinopolis.sp.gov.br

Telefone para divulgação: (18) 3275-5506

CEP: 19500-000

Logradouro: Pátio Estação FEPASA

Número: s/n

Complemento: Antiga Estação Ferroviária

Bairro: Centro

Município: Martinópolis

Estado: SP

Descrição

O Museu Histórico de Martinópolis é constituído de peças históricas relativas ao início e desenvolvimento da cidade. O valor imaterial reproduzidos nos objetos em exposição traduz um sentimento construído ao longo e justo período de trabalho, que ocasionou o desenvolvimento econômico e social do município, pois através da Estação Fepasa que se deu o desenvolvimento efetivo de Martinópolis - SP.

SITE CADASTRO ESTADUAL DE MUSEUS

O Museu Histórico de Martinópolis foi fundado no dia 10 de Fevereiro de 1988, pela lei n. 1.572 localizado na Estação Ferroviária da FEPASA, no Centro de Martinópolis.
O acervo são peças doadas pela a população onde estão expostas na vitrine da estação.

museu1

museu2

Criação do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus
A  criação  do  Instituto  Brasileiro  de  Museus  foi   sancionada   pelo   presidente   da   República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2009, com a assinatura da Lei nº 11.906. A nova autarquia vinculada ao Ministério da Cultura sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos direitos, deveres e obrigações relacionados aos museus federais.
O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros.

Fonte: Departamento de Cultura